Chamada para Artigos
Número Especial da Revista Teoría y Crítica de la Psicología
A Psicologia da Libertação 25 anos depois de Martín-Baró: Memória e desafios atuais
Organizadores: Fernando Lacerda Júnior e Ignacio Dobles
No mês de novembro de 2014, Martín-Baró comemoraria 72 anos de idade, mas, infelizmente, ao invés de celebrar de seu aniversário, lembraremos que há 25 anos, o psicólogo nascido na Espanha e naturalizado como salvadorenho, foi brutalmente assassinado por um batalhão de elite do exército salvadorenho.
Com a finalidade de homenagear a vida e a obra de Martín-Baró, a Teoría y Crítica de la Psicologíapublicará um número especial sobre a Psicologia da Libertação. Nessa edição especial publicaremos: (1) contribuições de colegas de Martín-Baró; (2) artigos de autores e autoras analisando criticamente as contribuições de Martín-Baró ou problematizando e propondo novos desenvolvimentos para a Psicologia da Libertação; (3) textos inéditos, jamais publicados anteriormente, redigidos por Ignacio Martín-Baró.
Neste sentido, a publicação deste número especial busca cumprir, pelo menos dois objetivos: (1) contribuir para a divulgação da obra de Martín-Baró que, apesar de sempre ser muito reverenciada, ainda é pouco estudada seriamente; (2) apresentar discussões sobre a Psicologia da Libertação na atualidade, isto é, pensar como a proposta política e programática de Martín-Baró para a psicologia pode ser utilizada para analisarmos criticamente o mundo atual que, tal como 25 anos atrás, é marcado por injustiças, desigualdades estruturais e crescente destrutibilidade da vida humana.
Os editores deste número especial, sugerem que os artigos submetidos para o número especial abordem algum dos seguintes eixos:
(1) Análise crítica da obra de Martín-Baró
(2) Relatos de pesquisa utilizando-se de contribuições teórico-metodológicas da Psicologia Social Crítica de Martín-Baró
(3) A Psicologia da Libertação na atualidade: problemáticas e desafios atuais
(4) Processos psicossociais da opressão e da libertação
(5) Psicologia da Libertação, anticapitalismo e lutas sociais
(6) Psicologia da Libertação e outros campos psi (Psicologia Crítica, Psicologia Comunitária, Psicologia Política, etc.)
Propostas de artigos e textos para o número especial devem ser escritos em português ou espanhol e devem ter entre 1.5000 e 10.000 palavras seguindos as normas editoriais da Revista Teoría y Crítica de la Psicología disponível em: http://www.teocripsi.com/instrucciones.php.
Todos os manuscritos recebidos serão submetidos a avaliação de pareceristas especialmente convidados para esta edição. Os critérios de avaliação serão os mesmos utilizados pela revista (forma geral, consistência interna, rigor na argumentação, caráter teórico e potencial crítico, originalidade, radicalidade e alternatividade, delimitação e alcance, interesse para os leitores, literatura científica pertinente e adequada, respaldo teórico da discussão) e complementados pela avaliação de sua relação com os temas propostos para o número especial.
Os textos devem ser enviados até 15 de abril de 2014 em formato eletrônico (nas extensões .doc, .docx ou .rtf) para o endereço teocripsiliber@gmail.com. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser enviados para o mesmo endereço.
Sobre os editores:
Fernando Lacerda Jr é psicólogo e doutor em Psicologia formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Professor Adjunto de Psicologia Social na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Membro do Comitê Editorial de Teoria y Crítica de la Psicología e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação (CRISE). Publicou artigos e capítulos de livro sobre movimentos sociais, História Crítica da Psicologia, Psicologia Política, Psicologia da Libertação, e Psicologia Comunitária. Contato: fernando_lac@ufg.br
Ignacio Dobles Oropeza é psicólogo, doutor em Estudos da Sociedade e da Cultura pela Universidad de Costa Rica. Professor catedrático e pesquisador da Escola de Psicologia da mesma universidade. Membro fundador do Coletivo Costa-ricense de Psicologia da Libertação. Possui diversas publicações em revistas e livros sobre Psicologia da Libertação, migração, direitos humanos, Psicologia Social, Psicologia Política e Psicologia Comunitária. Contato: idobles@yahoo.com |